Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Wonder woman

"It´s impossible until you get it"

Wonder woman

"It´s impossible until you get it"

26
Mar18

As segundas e o bolo de Aveia e Frutos Vermelhos sem glúten

Wonder Woman

Hoje de manhã custou a levantar... confesso. Fui para o trabalho a medo de falhar, porque a segunda-feira é sinónimo de mudança da carta ou seja, dia em que tenho de fazer todos os elementos de todos os pratos de raiz. Muito trabalho para duas horas e meia com muitos processos e alguns dos quais desconheço.. depois a chef acaba sempre por se aborrecer comigo.

Mas desta vez foi diferente e já percebi que o truque é mesmo este... na sexta quando recebo a ementa da semana seguinte levo o meu caderno para casa com notas que a chef disse, levo a ementa e durante o fim de semana tiro uma hora para estudar e pesquisar os processos que vou precisar para a semana seguinte. Resultou, hoje senti-me mais confiante e consegui fazer as coisas bem à primeira. Portanto o resto do dia, apesar de muito trabalho, correu super bem.

Já percebi que a segunda-feira vai ser sempre cansativa com o excesso de trabalho, vou chegar a casa como se tivesse corrido a meia maratona, mas não tem de ser propriamente um dia mau basta que vá bem preparada. 

 

Com isto da Primavera e da mudança da hora chego a casa e ainda me sinto energética, apesar de as pernas não acharem o mesmo. E como ainda tinha um doi-dói da pequena M para curar, toca de a distrair com um "fazer um bolo". No meio das lágrimas consegui arrancar um sorriso só por fazer um bolo que ela não vai comer (não come bolos porque não gosta)..

Qual é a mãe que cura doidois com cozinhados? Sou mesmo troll... mas foi a primeira ideia que me veio á cabeça.

E como estou numa de me alimentar melhor e de dieta sai um

 

 Bolo de Aveia e Frutos Vermelhos 

 

 

IMG_20180326_204236.jpg

 

IMG_20180326_204351.jpg

 Receita:

Separei 5 ovos, numa taça bati as 5 gemas com 300gr de açúcar amarelo, juntei 3/4 de uma caneca de leite, mexi bem. Depois juntei 1 colher de chá de fermento, 140gr de Aveia sem glúten,  140gr de farinha de linhaça, 40gr  de polvilho doce e misturei bem.. À  parte bati as claras em Castelo e envolvi no preparado anterior, por fim juntei uma caneca de frutos vermelhos congelados e envolvi.. untei uma forma pus papel vegetal e passei novamente manteiga e verti o preparado para a forma. Forno pré aquecido a 180° 40 minutos e done. 

 

Eu gosto de sentir a textura da aveia mas acredito que há quem não goste é só substituírem a aveia por farinha de Aveia (ou triturar a aveia num robot de cozinha). 

Todos sabemos que os frutos vermelhos são mais ácidos/amargos eu gosto deles assim, mas para os mais gulosos podem sempre colocar os frutos vermelhos num tacho com um pouco de açúcar, fazer uma pequena calda e envolver na massa do bolo quando já estiver arrefecido.

 

 

Um docinho, saudável e não muito gordo... ah e sem glúten 

 

Sejam felizes 

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D